Cabelo é o quê?

[SEÇÃO LIVRE]

Aqui o cabelo é maestro.

Rege antologia de uma vida.

O cabelo já foi sufocadamente

alisado, esticado e massacrado

pelas mãos que conduzem

o ritual de assimilação colonial.

O cabelo escovado refletia a 

doutrina eugenista, racialista,

positivista que pactuava com

a tentativa catequista, calvina

de embranquecer a população

na frenética e indigesta ideia

de civilização.

Civilizar corpos sempre significou

muitas dores e opressões.

Na contramão do repertório 

africano de cuidados 

esquecemos que cabelo

é elemento sagrado,

de religação ancestral.

Quem cuida do cabelo,

esse novelo?

Não é qualquer uma.

No Sudoeste de Angola 

era o espírito ancestral

que determinava a responsável

por tratar, manipular, 

pentear e entrelaçar as madeixas.

Será que a égide colonial nos atravessou

a ponto de esquecermos, quem somos?

A rotina dramática de trabalho imposto

para nossos corpos

A falta de espaço para termos o ócio

de repetirmos nossa história 

de existência e (re)esistências.

Mas a história da capilaridade não emperra

não estagnou no tempo.

Do mesmo modo que aprendemos

a nos odiar após anos de devastidão.

Desde a década de 1960

temos nos comprometido em 

significar nossa estética 

e nossa ética.

Se, outrora, fomos obrigados

a esquecer quem somos.

Atualmente investigamos,

vasculhamos nossa história

E o cabelo neste contexto

ganha outro arremedo.

Primeiro, ele foi símbolo 

de PODER NEGRO.

Depois, ele foi devidamente

anelado

como se estivesse mergulhado

em ondas sonoras que foram

promovidas nos anos de 1970 e 1980

pela mo-vida-bilização.

Recentemente para o cabelo

adotamos para sair das amarras 

da opressão colonial

o movimento de transição capilar.

Transitar do liso a raiz

E para finalizar o cabelo

em contexto de axé

é o bem mais precioso

porque ele protege

orna, adorna

trama sentidos

ao nosso Ori.

Cabelo é poder!

Cabelo é magia!

Cabelo é identidade!

Cabelo é sensonoridade.

por Fomo de Iemanjá Luane Bento

Fomo de Iemanjá Luane Bento dos Santos é Iyawo do ilê Axé Ialodê Oxum Karê Adê Omi Arô. Membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras/ABPN. Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes/ LABES da UFRJ. Integrante do Coletivo Linhagens dos Cabelos. Docente de Sociologia, mestra em relações étnico-raciais, doutora em Ciências Sociais e pesquisadora em relações étnico-raciais. Trabalha com efetivação da Lei 10.639/2003 no ensino médio regular, rede estadual do Rio de Janeiro desde agosto 2013. Também atua no ensino superior como docente substituta de Didática e Prática de Ensino das Ciências Sociais na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2023-atual). Foi docente de Relações Étnico-raciais na escola na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF (2018-2019). Diretora e roteirista do Curta-metragem “Memórias Trançadas” (2022). Ministrou palestras, cursos e minicursos sobre história e cultura africana e afro-brasileira nas seguintes instituições: SESC-Ramos (2021, 2022), SESC Tijuca (2022), SESC Copacabana (2022), SESC Madureira (2018, 2022), CCBB Educativo (2018), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/MAN-Rio (2021), Universidade Federal de Uberlândia/UFU(2021, 2022), Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG (2021), Universidade de Integração Luso Afro-brasileira/UNILAB (2021), Instituto Federal de Alagoas/IFAL (2020), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ (2018), Feira de Leitura-LER (2022), Biblioteca Pública Estadual de Niterói (2018), Organização Não-Governamental CEAP (2014).

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