FOCO

A FOCO – A imagem negra no audiovisual é a primeira escola de Produção Audiovisual pela Equidade Racial que nasce da articulação Colômbia- Brasil, uma união da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro e a Manos Visibles

A iniciativa visa capacitar 30 realizadores audiovisuais, fotógrafos, artistas visuais, gestores e produtores culturais para fortalecer uma massa crítica de lideranças culturais de vanguarda, capazes de criar e posicionar novas narrativas audiovisuais da diáspora africana nas Américas.

Detalhes da Formação

A FOCO propõe um modelo de formação que busca fortalecer a liderança audiovisual para a equidade racial. Por meio da união Colômbia – Brasil, a escola busca explorar as possibilidades de construção audiovisual que nossos países encontram na etnia, descobrindo narrativas mais amplas, com bases estéticas renovadas com capacidade de diálogo e interação com o público local e global.

A formação virtual, que possui um cronograma de 48 horas de aulas online ao vivo (de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h, e aos sábados, das 8h às 9h30), e um encontro presencial de conclusão, abordará temas como Cinema Africano, processo criativo e comunicação de causa. Com aulas de 17 de junho a 22 de julho de 2023, a capacitação também inclui atividades e leituras complementares aos conteúdos das aulas. 

O comando das aulas ficará a cargo de nomes como Rodrigo Antônio, Janaina Oliveira, Fábio Rodrigues, Flávio Rebouças, Tatiana Costa, Emerson Dindo, André Exu; além da participação do Instituto Geledés e Expertos Colombianos.

Para participar basta:

Ter entre 18 e 50 anos

Se autoconhecer  afrodescendente

Demonstrar experiência no setor audiovisual ou cultural com comprovação de sua produção ou participação em projetos nos últimos 3 (três) anos

Ter os recursos necessários para acompanhar as aulas (Computador, tablet o celular, conexão a internet o plano de dados)

Ter uma ideia de produto audiovisual para desenvolver durante o programa.

Os melhores projetos audiovisuais concluídos durante a escola serão acompanhados pelos membros da APAN.

Conheça o regulamento aqui!

inscreva-se