Quilombo do audiovisual e do cinema negros

A APAN é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e apartidária, dedicada à articulação, mobilização, incidência política e representação em todas as cinco regiões do país.

Defende o fortalecimento das Ações Afirmativas como princípio central e estratégia política essencial para garantir a inclusão e a permanência de profissionais e narrativas negras no setor audiovisual, além de avançar no combate ao racismo.

A APAN é o resultado de uma colaboração histórica entre cineastas e profissionais do setor audiovisual brasileiro, comprometida com o fortalecimento de políticas públicas e o estímulo a iniciativas positivas de mercado que promovam e ampliem o audiovisual negro no Brasil. Seus eixos centrais são a articulação setorial e o desenvolvimento profissional e de lideranças, com atenção especial às questões raciais, de gênero e territoriais relacionadas ao cenário audiovisual brasileiro.

A missão da APAN é consolidar a presença de pessoas negras em múltiplas áreas do audiovisual, promovendo narrativas, transformando percepções sociais sobre a negritude, combatendo o racismo estrutural e evidenciando oportunidades de construção coletiva entre pessoas negras nas políticas públicas, no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

Historicamente, um quilombo era uma comunidade de refúgio formada por pessoas negras que fugiam da escravidão durante o período colonial brasileiro. Entre os séculos XVI e XIX, existiram milhares de quilombos no Brasil, sendo o mais famoso — Palmares — quase considerado um estado devido ao seu tamanho. Como Palmares resistiu à violência colonial por mais de um século, adquiriu um status mítico. Embora ainda existam comunidades relacionadas aos quilombos originais, também usamos as palavras quilombo e aquilombamento de forma simbólica, para nomear grupos de pessoas negras que se unem para resistir ao racismo e à neocolonialidade.

Linkedin Instagram

.

RESULTADOS APAN

APAN

A APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos e apartidária, fundada em 2016.

+1200

Associades nas 5 regiões do Brasil

Todesplay

plataforma de streaming que se destaca por seu foco em produções audiovisuais com foco em diversidade e representatividade, com produções de pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+.

+10.819

Usuários cadastrados

+200

Títulos Licenciados

Lab Negras Narrativas

O Lab Negras Narrativas é um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, oferecendo consultoria em roteiro, direção e produção para fortalecer narrativas afrocentradas.

785

Projetos inscritos nas chamadas de 2022 a 2024

54

Projetos selecionados de 2020 a 2023, entre curtas, longas e narrativas seriadas

APAN Formações

O APAN Formações é uma plataforma educativa voltada à oferta de cursos e formações com perspectiva negra, voltados ao fortalecimento de narrativas e práticas audiovisuais antirracistas no Brasil

9

Ações afirmativas

+100

participantes certificados em 2022 e 2023

FAPAN

O FAPAN (Fundo de Amparo a Profissionais do Audiovisual Negro) é um fundo emergencial durante a pandemia da COVID‑19 para oferecer apoio financeiro a profissionais negros, LGBTQIA+, mulheres chefes de família e pessoas com deficiência no setor audiovisual

+80

Famílias apoiadas e 2020

+1300

Famílias apoiadas em 2021 em parceria com a Netflix