RETIFICA JÁ!

A APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro, entidade nacional com mais de 1000 associades, majoritariamente representantes de empresas vocacionadas, trabalhou arduamente pela Lei Paulo Gustavo. Em âmbito federal, articulou pela aprovação da Lei no congresso e dialoga propositivamente com o MinC/SAv, fazendo contribuições tanto para o decreto de Regulamentação, quanto para as Instruções Normativas da LPG.

Tendo grande parte de suas associadas sediadas no Estado de São Paulo – capital e interior -, a APAN participou das oitivas dos Comitês Paulo Gustavo locais, bem como das consultas públicas. Portanto, sempre esteve presente no diálogo institucional. Uma vez não encontrando interlocução com Conselho da Cultura do Estado de São Paulo mas entendendo a importância de se manter o repasse dentro do ano orçamentário de 2023, viemos a público propor retificação dos editais de SP.

Nos unimos às entidades do setor audiovisual, e sua fundamentadas críticas e pesar em relação aos rumos da política pública formulada pela SECEC mas entendemos ser um prejuízo para o setor audiovisual paulista ver seus editais impugnados, sob risco de não termos os recursos então destinados pela Lei ao Estado. A suspensão dos editais implicará na perda desses recursos, afetará diretamente a vida de milhares de profissionais e traz danos na geração de emprego e renda no estado de São Paulo.

Estreia na Todesplay:

Minguante

Histórias se cruzam no espaço do bar ‘Zodíacos’; entre elas, está Jean. Em dias diferentes, acompanhamos a sua conexão com o bar através das suas relações pessoais. O filme reflete a ligação dos relacionamentos com os lugares em que eles perpassam e transitam.

Ficção – 20 min – 10 anos – 2020 – Belém/PA

Direção e Roteiro: Maurício Moraes

APAN marca presença em Brasília junto a outras entidades da Câmara Técnica Setorial da Produção Independente

A APAN foi Representada pela Presidenta da associação, Tatiana Carvalho Costa, que pautou a defesa das ações afirmativas e o reconhecimento do cinema e audiovisual negros como cinema e audiovisual brasileiros.

Durante os compromissos, foram discutidos os projetos de lei em tramitação no Congresso, relacionados a Direitos Autorais, Cotas de Tela e Regulação de VoD. Os representantes das entidades também participaram de uma reunião com a Ministra da Cultura Margareth Menezes, em que foram discutidas as políticas públicas para o audiovisual. Na ocasião, a Ministra destacou diversas iniciativas para o setor, dentre elas o lançamento de alguns editais relacionados à Lei Rouanet envolvendo estatais, específicos para o Norte, Nordeste e Centro Oeste, com foco no desenvolvimento da cultura local, e reforçou o compromisso com o cinema e o audiovisual brasileiros.

  • Fotos 1: Encontro de representantes de entidade do setor audiovisual com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes

Estreia na Todesplay:

Quando Chegar a Noite, Pise Devagar

Sinopse: Quando Caia se muda para um novo apartamento, coisas estranhas começam a acontecer. Assombrada por uma presença inexplicável que invade a sua casa, ela busca na umbanda as forças para enfrentar seus maiores medos.

Ficção – 21 min – 14 anos – 2021 – Recife/Pernambuco/Brasil

Direção: Gabriela Alcântara

Link para sugestão de conteúdos para as redes sociais

Como sabemos as redes sociais da APAN são uma importante ferramenta de divulgação de conteúdos.

Neste momento as redes abrem espaço para postagem de conteúdos sugeridos pelos associades da APAN. Caso você tenha um conteúdo pronto, uma divulgação de algo que você produziu ou algum evento que queira divulgar, você pode também sugerir temas de conteúdos sobre audiovisual e negritude.

É importante enviar o conteúdo bem detalhado e com material gráfico incluído, para que não hajam dúvidas.

Sugestão de pautas para a newsletter institucional

Mensalmente lançamos a Newsletter Institucional da APAN, ela abrirá espaço para divulgação teóricas de diversos temas dentro do mundo audiovisual e da negritude!

É importante enviar o tema bem explicado, para que não hajam dúvidas.

FIANB EM SALVADOR 2023

Na última quarta-feira (13/9), a Prefeitura de Salvador anunciou, durante o segundo dia do SalCine Conecta, a realização do Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (FIANB) na cidade, como parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro.

Realizado pela APAN, o Festival nasceu em 2020, como uma ampliação do Seminário do Audiovisual Negro, realizado desde 2016. O evento visa promover um diálogo entre as diásporas Afro-atlânticas, sobretudo as Américas e o Caribe, e a África, a partir da distribuição e exibição/circulação audiovisual. A capital baiana receberá o evento entre os dias 21 a 26 de novembro com o tema central “Transatlanticidade”, conceito concebido pela historiadora negra Maria Beatriz Nascimento.

Nesta edição, o FIANB contará com a presença de pesquisadores de todo o Brasil na mesas de discussão, que abordarão as obras de Maria Beatriz do Nascimento, assim como a história e desenvolvimento do Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (FESAPCO), maior festival de cinema da África. E na programação de exibição, teremos filmes nacionais e internacionais com sessões especiais para crianças.

Vai ser gigante e, para tornar esse evento ainda mais especial, contamos com a presença de todes!