Faça parte

Documentos

Autodeclaração Racial Carta de referência Google drive

1. SOBRE APAN

A APAN é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, apartidária com articulação, mobilização, incidência política, ações e representação nas cinco regiões do país.

Desde sua criação, em 2016, defende o fortalecimento das ações afirmativas como princípio e estratégia política fundamental para a garantia da inclusão da população negra no setor audiovisual e para o avanço na luta de combate ao racismo.

A APAN é fruto de longa caminhada histórica de cineastas e profissionais do audiovisual brasileiro voltadas a potencialização das políticas públicas para fomentar e ampliar o audiovisual negro no Brasil. Ao longo dos anos de atuação, a APAN, definiu como eixo central para sua incidência a articulação política, pautar e tensionar a construção de caminhos para o audiovisual brasileiro atento a um debate racial, de gênero e territorialidade.

Em 2019, na primeira eleição pós-fundação, foi dado um novo passo em prol da descentralização das ações da associação. Com o conselho fiscal e deliberativo, formado por um representante de cada região do Brasil, a atuação da APAN buscou pensar além da construção de políticas públicas no país que não foram desenhadas por nós e para nosso povo.

Então, procurou incorporar à sua missão um olhar atento às desigualdades e desníveis de acesso presentes na realidade dos próprios negros associados, desconstruindo o discurso da diversidade que silencia e oprime as lutas políticas ancestrais à gênese de nossa organização.

Em 2020, a entidade lançou suas três plataformas focadas numa ação estratégica em distintos eixos do mercado audiovisual: APAN Formações, plataforma de educação à distância dedicada à oferta de cursos, treinamentos e processos formativos necessários para o aprimoramento das habilidades profissionais de pessoas atuantes no setor audiovisual;

Plataforma RAIO, dedicada à curadoria de talentos e oportunidades que conectam profissionais, projetos e empresas do setor audiovisual, com o objetivo de contribuir com a equidade de gênero e raça para consolidação de um mercado audiovisual mais diversos e representativo; e Todesplay, plataforma de streaming de filmes, séries e produções audiovisuais que tem como objetivo contribuir pela consolidação de um mercado mais plural, pensado como um espaço de conservação, memória e preservação da narrativa identitária.

Cada plataforma conta com uma equipe específica de duas a quatro pessoas para gerência, administração e execução do projeto.

Além das plataformas, a APAN realiza, desde 2020, o Festival Internacional do Audiovisual Negro (FIANB), uma ampliação do seminário do audiovisual negro realizado desde 2016 na cidade de São Paulo.

Hoje a APAN, com seis anos de atuação, tem como missão consolidar nos mais distintos âmbitos do audiovisual a presença de pessoas negras de maneira a promover narrativas, transformar a percepção da sociedade com relação a negritude, combater o racismo estrutural e referenciar possibilidades de construção coletiva dentre pessoas negras, nas políticas públicas e no mundo do trabalho. É assim que a APAN vem desempenhando o papel de liderança junto às principais organizações do setor audiovisual no país para garantir a manutenção das políticas audiovisuais, resistir aos retrocessos que afetaram as políticas públicas afirmativas no Brasil e para mudar a história do audiovisual brasileiro na presença de pessoas pretas no mercado e no imaginário nacional.

Por isso, reafirmamos que só a luta e a ação política coletiva poderá tornar o setor audiovisual mais equânime no nosso país. Aqui, no quilombo APAN, ressurgimos cotidianamente Palmares a partir da presença, anúncio e participação de cada pessoa preta que está transformando o audiovisual brasileiro.

Bem vinde! Vamos aquilombar juntes!

2. OBJETO DA FILIAÇÃO

O processo de filiação da APAN tem por objetivo mobilizar profissionais negres diversos do setor audiovisual no Brasil, que manifestam interesse em atuar para o cumprimento da missão wda APAN. Neste sentido, o presente documento tem como proposito servir como orientador aos profissionais do audiovisual negro interessades no ingresso a Associação.

É importante destacar que o documento orientador foi elaborado tomando como base as experiências recentes apresentadas pelas bancas de heteroidentificação nas instituições públicas brasileiras, conforme categorias raciais e étnicas apresentadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

3. PÚBLICO

Pessoas negras do setor audiovisual interessadas em compor o quadro associativo da APAN.

4. QUEM PODE SE INSCREVER

Pode ingressar na APAN:

  1. Profissionais negres das diferentes áreas do setor audiovisual;
  2. Pesquisadores negres do campo audiovisual;

5. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA FILIAÇÃO:

1. Comprovante de Autodeclaração racial (negro ou pardo);

2. Comprovante de identificação com foto (RG, HABILITAÇÃO);

3. Três fotos do enquadramento do rosto, que devem ser anexadas ao formulário de filiação.

4. Portfólio e/ou Comprovantes dos três últimos trabalhos na indústria do audiovisual (Nota fiscal, contratos anteriores);

5. Links do currículo lattes que apresente publicações e atuação na área de pesquisa do audiovisual brasileiro;

6. Carta de indicação de membre da APAN assinada;

* Caso tenham dificuldades de encontrar membres, em sua região escrevam para es conselheires de sua região, enviando as documentações como RG, fotos, portfólio e/ou Comprovantes dos últimos trabalhos, redes sociais.  Caso a pessoa do conselho precise, poderá solicitar mais documentações ou agendar uma chamada de vídeo.  IMPORTANTE: es membres do conselho têm autônima para decidir se referendam ou não a sua associação.

Norte – conselhonorte@apan.com.br
Nordeste – conselhonordeste@apan.com.br
Centro-Oeste – conselhocentro-oeste@apan.com.br
Sudeste – conselhosudeste@apan.com.br
Sul – conselhosul@apan.com.br

*Observação: Apenas o item 5 não é obrigatório

6. COMO SE INSCREVER

A inscrição é gratuita, devendo ser realizada durante todo o ano e será validada durante a realização das Assembleias da APAN, que são realizadas a cada dois meses.

A inscrição é efetivada a partir do recebimento da seguinte documentação preenchida:

  1. Formulário preenchido;
  2. Disponibilização da documentação solicitada pela APAN

A documentação deverá ser anexada exclusivamente através do formulário de filiação. A APAN não se responsabiliza por inscrições que não apresentarem a devida documentação exigida no ato de inscrição.

São consideradas inabilitadas as inscrições que:

  • Pessoas não negras;
  • Pessoas que não atuem no setor audiovisual;
  • Pessoas que não sejam pesquisadoras sobre o audiovisual.

Caso esteja com problemas para acessar diretamente os documentos pelos botões acima clique aqui.

7. DO SIGILO DAS INFORMAÇÕES

As informações disponibilizadas no processo de solicitação de filiação, serão acessadas e manuseadas apenas pela Comissão de Ingresso, sendo garantido o total sigilo dessas em relação a terceiros não envolvidos diretamente com a referida comissão.

A Comissão de Ingresso é composta por associades da APAN,  indicades pela direção e conselho regional da instituição.