APAN FORMAÇÕES

A Apan Formações é uma iniciativa que promove minicursos, palestras, masterclass e demais processos formativos que aprofundam os diversos temas relacionados ao universo da produção cinematográfica. Com objetivo de contribuir para a construção de uma rede de profissionais com uma percepção crítica de sua prática no contexto social, político e no mercado audiovisual. A metodologia que adotamos se orienta pela perspectiva da pedagogia engajada e transgressora, com diálogo, escuta e troca de saberes possibilitando uma experiência coletiva de aprendizagem.

Roteiro e construção de personagens em filmes híbridos

Professor: Vinícius Silva

Um olhar sobre roteirização e construção de personagens em filmes híbridos entre documentário e ficção. Transitando por áreas como a semiótica, música e roteiro, entre outras. Abordando, também, estudos de casos de suas obras.

Vinícius silva

Minibio

Graduado em cinema pela Universidade Federal de Pelotas-RS e mestre em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba – EICTV. Membro da APAN, com seus trabalhos e colaborações, coleciona prêmios e participações em festivais como Janela Internacional de Recife, Festival de Documentários de Buenos Aires e Festival de Roterdã. Suas atuais colaborações foram no curta-metragem “Solastalgia”, de Violeta Mora, como roteirista, estreando no Visions du Réel em 2022. E como montador no “Manhã de Domingo” de Bruno Ribeiro, premiado com o Urso de Prata em Berlim 2022.

detalhes do minicurso

Carga horária: 12 horas (6 encontros de 2 horas)

Dia e horário dos encontros: Terças-feiras, das 19h às 21h

Início do curso: Novembro

Número de vagas: 25

Público alvo: pessoas negras interessadas no tema e que tenham experiência em audiovisual e/ou desenvolvam projetos que dialogam com a proposta do minicurso.

equipe

Zanza Gomes

Coordenadora Apan Formações

Natural de Canoas/RS, radicada em Goiânia/GO. Professora com formação em Letras (ISEED) e Biblioteconomia (UFRGS), doutoranda em Comunicação (UFG). Possui experiência coordenando cursos em plataformas digitais de ensino há 14 anos. Pesquisadora e produtora de ações e materiais que abordam temáticas raciais, sobretudo na literatura. Curadora do Cineclube Maria Grampinho – Sertão Negro (GO) e praticante de Capoeira Angola com ações voltadas para Mulheres Negras através do Coletivo Pretas Angoleiras.

Andresa Moreno

Assistente Apan Formações

Goianiense, formada em Fotografia e Imagem, atua como fotógrafa e profissional do audiovisual. Também possui formação em Pedagogia e atua como professora, com foco nas Artes Visuais. Pesquisadora e artista visual, desenvolve projetos e trabalhos que abordam as questões raciais, da infância e adolescência, da educação e da arte. Pertencente à Capoeira Angola, e integrante de um Coletivo de Capoeira Angola com ações voltadas, principalmente, para mulheres negras.