No último domingo (10/3), aconteceu a 96° edição da entrega dos Academy Awards, popularmente conhecido como Oscar, realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A cerimônia premia produções do ano que passou, e, anualmente também reserva um momento para homenagear nomes do audiovisual que faleceram. Este ano, Dona Léa Garcia foi citada.
Não é uma surpresa que o nome dela tenha aparecido. Além de ser uma das maiores atrizes da história de cinema brasileiro, em 1959, Dona Léa participou do elenco do filme “Orfeu Negro”, dirigido por Marcel Camus. A obra ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar de 1960, representando a França, país de origem do diretor.
Para a APAN, é bonito perceber que um dos grandes nomes do nosso audiovisual foi lembrando. Ao longo dos anos, Dona Léa desenvolveu uma bonita relação com a associação, estando presente em filmes de associades, dentre eles: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo), O pai da Rita (Joel Zito Araújo), O dia de Jerusa (Viviane Ferreira) e Um dia com Jerusa (Viviane Ferreira). Dona Léa também participou de algumas ações da APAN, como a edição dos Diálogos da APAN que aconteceu na pandemia, com o tema “Compartilhando saberes no audiovisual Negro”. Você pode ver essa live na plataforma da TodesPlay, na sessão Todes Educa.
Dona Léa tem um lindo legado, uma trajetória que seguirá influenciando pessoas através dos anos!
Viva Dona Léa Garcia!