Plataforma Raio

entrevista

Uma curadoria que pensa talentos e diversidade

por Eric Paiva

SOBRE A PLATAFORMA RAIO

A RAIO Agency – Rede Audiovisual de Inclusão Orquestrada, é uma plataforma, de curadoria de talentos e oportunidades que conecta profissionais, projetos e empresas do setor audiovisual, com objetivo de contribuir com a equidade de raça e gênero para consolidação de um mercado audiovisual mais diverso e representativo.

A Revista Apan conversou com um time de mulheres por trás do sucesso e importância desta plataforma: Michely Ribeiro, Gerente de Recursos Humanos; Naiara Leite, Gerente de Políticas de Diversidade, e Janaína Oliveira, Analista de Recursos Humanos. Elas falaram do trabalho, em conjunto com a Apan, buscando tornar o mercado audiovisual mais diverso e representativo.

#01- A Raio existe desde quando e o que incentivou a criação da plataforma (envolvidos)?

A RAIO Agency – Rede Audiovisual de Inclusão Orquestrada, é uma plataforma lançada em novembro de 2020, com foco para a curadoria de talentos e oportunidades que conecta profissionais, projetos e empresas do setor audiovisual, com objetivo de contribuir com a equidade de raça e gênero para consolidação de um mercado audiovisual mais diverso e representativo

É por essa razão que nossa EQUIPE é composta por profissionais interdisciplinares, com múltiplas expertises e comprometida em garantir eficiência no fluxo de recrutamento, seleção e colocação de talentos, atendendo às oportunidades disponíveis no mercado audiovisual. A equipe RAIO Agency tem o compromisso de construir ações capazes de compreender o cenário das empresas, no que diz respeito, às assimetrias raciais e de gênero nos diferentes setores, bem como prepará-las para receber profissionais em sua amplitude das diversidades racial e étnica, dinâmicas de gênero, regionalidades, orientações sexuais e identidades de gênero, e pessoas com deficiências.

#02- Quem a Raio atende e qual a relação com a Apan e seus associados?

O trabalho da RAIO Agency é voltado para o atendimento, por demanda e conforme as necessidades de players, a produtoras e a profissionais do audiovisual brasileiro. Nosso foco é identificar as necessidades de cada agente do setor audiovisual, para construir caminhos que garantam maior diversidade entre profissionais que integram as equipes de empresas e instituições do setor.

Tendo por base nossa incubação na APAN, é importante destacar que há imenso compromisso com as pautas apresentadas pela Associação, e que trabalhamos articuladamente, ainda que atuando de maneira independente para preservar a autonomia de ambas instituições.

#03- Como funciona a curadoria para a plataforma?

Atuamos com a conexão de profissionais diversos e empresas do setor audiovisual e com diagnóstico, com a revisão das políticas institucionais de diversidade nas empresas, criação de novas metodologias para deixar o ambiente das empresas mais Di-Ver-Sos e favorável para atuação de todes, com formação direcionadas a profissionais e lideranças das empresas para atuar baseado numa perspectiva mais diversa e inclusiva, com elaboração de planos de ação e no desenvolvimento de diretrizes para apoio.

É por essa razão que a curadoria de talentos é realizada em dois âmbitos. Quando voltada para as empresas, contribuímos para o desenho da vaga (caso essa já não tenha), observando a definição de critério de gênero, raça, regionalidades, orientação sexual, e demais elementos técnicos e profissionais necessários para a ocupação. É por meio dessas informações que encontramos as oportunidades que estejam de acordo com o perfil profissional e expertises tidas, de profissionais que estão registrades na plataforma. 

Entendemos que trazer diferentes gêneros, cores, regionalidades e/ou orientações sexuais distintas, necessitam, sobretudo, apresentar valorização das histórias, culturas e respeitar ideias de vidas e trajetórias múltiplas. E é por essa razão que buscamos vislumbrar a pessoa completa, valorizando suas experiências nas empresas e projetos audiovisuais, com capacidade de olhar para o talento como um todo. 

É assim que a inclusão de maneira orquestrada entre o mercado audiovisual e profissionais diversos acontece! Dessa maneira contribuímos para a conexão que não reitere espaços de vulnerabilidade apresentados entre diferentes grupos populacionais. Não vendemos as potencialidades de profissionais negres. Construímos parcerias para que valorizem as potencialidades dos profissionais. Todas as vagas antes de serem aceitas e publicadas pela plataforma RAIO Agency e nossas parcerias, tem a garantia de que a empresa está de acordo com nossa Política de Diversidade. Dessa maneira temos atenção para todo o processo no qual cada profissional negre estará envolvide.

#04- A Raio foi a responsável pela coordenação técnica do FAPAN que foi uma grande ação de transferência de renda para profissionais pretes do mercado audiovisual no Brasil, realizada pela APAN. Qual é a análise da Raio sobre os impactos da pandemia para os profissionais pretes do audiovisual no Brasil?

A grande maioria dos profissionais pretes, se encontram em funções que não funcionaram remotamente, então a pandemia de COVID-19, ocasionou a paralisação de muitos trabalhos e como este é um setor de prestação de serviços, a grande maioria dos profissionais pretes do setor, em todo o território nacional, ficaram sem renda.

Para nós da RAIO, foi uma honra realizar a coordenação técnica de transferência de recursos do Fundo de Amparo para Profissionais do Audiovisual Negro – FAPAN, e com isso, tivemos a oportunidade de nos conectar com profissionais das 5 regiões do Brasil. O FAPAN, que nessa edição contou com apoio da Netflix, reforçou pra nós a realidade do cenário para profissionais negres no país, considerando as especificidades regionais. 

#05- Como funciona a contratação/parceria de empresas com a Raio?

As empresas podem se cadastrar via plataforma RAIO Agency e/ou entrar em contato direto conosco pelo email comercial@raio.agency. A partir desse primeiro contato realizamos um diagnóstico para entender a necessidade da empresa e apresentar métodos e ações estratégicas que contribuam para a transformação do cenário da empresa.

#06- Quando uma dessas empresas procura a plataforma que tipo de profissionais estão buscando e qual o motivador mais comum?

Normalmente as empresas buscam a RAIO quando identificam a necessidade de transformar a política de inclusão e diversidade. Normalmente, buscam profissionais negres com atuações diversas no setor, para participar de contratos com tempo determinado. Acreditamos que ainda temos muito trabalho a ser feito. A compreensão sobre as relações raciais e os impactos do racismo estrutural e da branquitude ainda são desafiadores. Não se trata apenas de contratar um profissional diverso para atuar na empresa, se trata da mudança e do rompimento de uma lógica vigente que estrutura o imaginário sobre qual é o lugar de pessoas diversas (negras, indígenas, de múltiplas orientações sexuais e identidades de gênero, com deficiência ou não, e residentes da amplitude do Brasil), ocupam nesse ecossistema. Sendo assim, contribuímos para a reflexão e estruturação de ações que visem realizar transformações necessárias para olhar esses/essas profissionais com respeito e com uma sinergia de igualdade do ponto de vista técnico e humano.

#07- Hoje em dia, faz sentido a afirmação de que não há profissionais negros para determinados cargos no audiovisual ou em algum momento isso fez algum sentido?

Essa afirmação nos parece um desvio para construir políticas efetivas de recepção dos profissionais negres. Se buscarmos nas cinco regiões do Brasil encontraremos profissionais negres com atuação e aprofundamento nas diversas áreas do setor audiovisual. Consideramos relevante questionar a partir de quais parâmetros essa narrativa se perpetua. Por isso incentivamos a leitura do mercado, considerando minimamente estranha a baixa representação dos negres no setor, principalmente, em espaços de maior prestígio.

#08- Quais as metas e planos da plataforma Raio para o futuro (crescimento, impacto no mercado, etc.)?

A RAIO Agency pretende continuar aprofundando suas ações de combate ao racismo para assegurar que as diferentes existências ocupem e estejam representadas no setor em todo o país. Mas sobretudo, consideramos importante que essa amplitude da população brasileira, esteja de acordo com a produção audiovisual, oportunizando novas narrativas, mudanças de olhares e ressignificação do imaginário social, atuando conjuntamente com as empresas vocacionadas para conteúdo audiovisual identitário, profissionais negras e suas diversidades, bem como produtoras e players atuando em conjunto para a necessária mudança. 

Neste sentido, a partir do ano que vem teremos novos programas para fortalecer a preparação dos profissionais negres para ocupar estes espaços, bem como, ampliar o programa de política étnico racial juntamente às empresas.

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